Networking. Por que você tem que estar na rede?


As redes de contato são estruturas sociais apoiadas em relações interpessoais de origem distinta tais como familiares, amizade, interesses comuns, entre outros. Trata-se de um sistema em constante mudança e construção e é de responsabilidade de cada um fazer esta construção.


Cada indivíduo possui uma rede própria e diferente que se encontra definida pela série de atividades desenvolvidas ao longo da vida. Pode-se ter uma rede composta por pessoas de atividades e localidades distintas e dependendo do perfil pode ser uma rede mais ou menos ampla ou variada.


O business #networking é uma atividade socioeconômica em busca de oportunidades de trabalho. É a criação e manutenção de uma rede de relações de trabalho para desenvolvimento de atividades econômicas. Dá #trabalho, porém é cada vez mais relevante para a #vida profissional e pessoal.


O business networking pode ser gerado tanto de modo pessoal, cara a cara, ou através das ferramentas online. Em certas ocasiões, a Web atua como organizador de inter-relações contatando diferentes indivíduos que se identificam por ter as mesmas necessidades e problemáticas e que se organizam para potencializar seus recursos. Atualmente existem empresas especializadas em realizar um networking ativo e também sites e fanpages que desenvolvem tal atividade.


A verdade é que hoje estar na rede é essencial. O mundo mudou radicalmente e promete deixar fora de combate quem não se adaptar. O uso da Internet, a globalização dos mercados e a fusão das tecnologias de #comunicação, informação e entretenimento alteraram as relações comerciais e sociais e prometem continuar. Assim, a forma para comprar e vender bens e serviços está em busca desta adaptação e em constante transformação.


O crescimento da Internet, de 48% anual, vai muito além dos 1,3% do crescimento anual da população mundial, por isso as oportunidades estão aí e vale a pena aproveitá-las. Os serviços profissionais precisam se adequar a esta revolução global e aproveitar este canal de venda que só tem crescido impulsionado por aplicativos e redes sociais.


Profissionais que vendem seu #conhecimento como advogados, psicólogos, contadores tem aí uma enormidade de possibilidades de divulgar seu serviço. Entretanto, este novo ambiente para os profissionais impõe certos desafios e regras que devem ser dominados, não só para não ficar de fora ,  mas também, para aproveitar competitivamente as oportunidades. Vale lembrar que #profissionalismo, ética, pontualidade e qualidade valem para os ambientes reais e virtuais. Portanto caia na #rede!



Sobre autora

Mônica Barg - Especialista em Desenvolvimento Humano, coach com formação em Psicologia Positiva, Orientação Profissional e Psicanalise. Sou membro da ICF-RJ.

Atuei por 29 anos na área de desenvolvimento de negócios, gestão de processos e pessoas, atendimento ao cliente, marketing, estruturação e treinamento de equipes comercias onde adquiri experiência em Gestão Empresarial e Relacionamento com clientes corporativos e C-Level. Alio a experiência corporativa à atuação como psicanalista e orientadora de carreira usando a capacidade de observação do cotidiano para o entendimento da necessidade do outro estabelecendo, de forma objetiva, o processo de gestão de pessoas e talentos. CONTATO: monicabarg.coaching@gmail.com

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