As redes de contato são estruturas sociais apoiadas em relações interpessoais de origem distinta tais como familiares, amizade, interesses comuns, entre outros. Trata-se de um sistema em constante mudança e construção e é de responsabilidade de cada um fazer esta construção.
Cada indivíduo possui uma rede própria e diferente que se encontra definida pela série de atividades desenvolvidas ao longo da vida. Pode-se ter uma rede composta por pessoas de atividades e localidades distintas e dependendo do perfil pode ser uma rede mais ou menos ampla ou variada.
O business #networking é uma atividade socioeconômica em busca de oportunidades de trabalho. É a criação e manutenção de uma rede de relações de trabalho para desenvolvimento de atividades econômicas. Dá #trabalho, porém é cada vez mais relevante para a #vida profissional e pessoal.
O business networking pode ser gerado tanto de modo pessoal, cara a cara, ou através das ferramentas online. Em certas ocasiões, a Web atua como organizador de inter-relações contatando diferentes indivíduos que se identificam por ter as mesmas necessidades e problemáticas e que se organizam para potencializar seus recursos. Atualmente existem empresas especializadas em realizar um networking ativo e também sites e fanpages que desenvolvem tal atividade.
A verdade é que hoje estar na rede é essencial. O mundo mudou radicalmente e promete deixar fora de combate quem não se adaptar. O uso da Internet, a globalização dos mercados e a fusão das tecnologias de #comunicação, informação e entretenimento alteraram as relações comerciais e sociais e prometem continuar. Assim, a forma para comprar e vender bens e serviços está em busca desta adaptação e em constante transformação.
O crescimento da Internet, de 48% anual, vai muito além dos 1,3% do crescimento anual da população mundial, por isso as oportunidades estão aí e vale a pena aproveitá-las. Os serviços profissionais precisam se adequar a esta revolução global e aproveitar este canal de venda que só tem crescido impulsionado por aplicativos e redes sociais.
Profissionais que vendem seu #conhecimento como advogados, psicólogos, contadores tem aí uma enormidade de possibilidades de divulgar seu serviço. Entretanto, este novo ambiente para os profissionais impõe certos desafios e regras que devem ser dominados, não só para não ficar de fora , mas também, para aproveitar competitivamente as oportunidades. Vale lembrar que #profissionalismo, ética, pontualidade e qualidade valem para os ambientes reais e virtuais. Portanto caia na #rede!
Sobre autora
Mônica Barg - Especialista em Desenvolvimento Humano, coach com formação em Psicologia Positiva, Orientação Profissional e Psicanalise. Sou membro da ICF-RJ.
Atuei por 29 anos na área de desenvolvimento de negócios, gestão de processos e pessoas, atendimento ao cliente, marketing, estruturação e treinamento de equipes comercias onde adquiri experiência em Gestão Empresarial e Relacionamento com clientes corporativos e C-Level. Alio a experiência corporativa à atuação como psicanalista e orientadora de carreira usando a capacidade de observação do cotidiano para o entendimento da necessidade do outro estabelecendo, de forma objetiva, o processo de gestão de pessoas e talentos. CONTATO: monicabarg.coaching@gmail.com
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